preloader

O que é custo operacional de uma empresa?

custo operacional

Pensar no custo operacional de uma empresa é uma ótima forma de começar bem o negócio. Se você ainda não fez esse exercício, ou não sabe como separar esses custos, essa é uma boa oportunidade para fazer isso.

Basicamente, o custo operacional de uma empresa é toda a despesa gerada para operar um negócio.  É o custo dos recursos usados por uma organização para continuar funcionando.

Com essas informações em mãos fica mais fácil identificar oportunidades para melhorar os processos e economizar dinheiro.

Os custos operacionais podem ser divididos em categorias, que separamos em tópicos. São eles:

Menu

  1. Custos operacionais fixos
  2. Custos operacionais variáveis

1. Custos Operacionais Fixos

Os custos operacionais fixos são os que não mudam com a queda e aumento de vendas ou produtividade, e precisam ser pagos independente da performance da empresa.

Por exemplo, uma empresa precisa pagar o aluguel pelo aluguel do espaço da fábrica, mesmo que ela não produza ou realize vendas. Veja alguns exemplos de custos operacionais fixos:

  • Aluguel
  • Salários
  • Seguro
  • Publicidade
  • Segurança
  • Manutenção
  • Limpeza
  • Material de Escritório

Os custos operacionais fixos ajudam a alcançar economia de escala, ou seja, quando os custos de produção são distribuídos por um grande número de bens produzidos.

A economia de escala é o que permite grandes fabricantes venderem os mesmos produtos dos pequenos a um preço menor.

No entanto, o uso do princípio de economia de escala pode esbarrar no limite dos custos fixos, o que pode gerar uma demanda pelo aumento dos custos fixos para garantir o crescimento da produção.

2. Custos Operacionais Variáveis

Os custos operacionais variáveis, como o próprio nó já diz, são aqueles que variam junto com a produção. Se a produção aumentar, os custos aumentam, e se a produção cair, os custos também vão diminuir.

Vamos olhar de perto alguns custos operacionais variáveis:

  • Comissões por venda
  • Custo de matéria prima
  • Eletricidade (caso você use uma máquina)
  • Transporte de produtos

Você pegou a ideia? Com isso, podemos separar os custos em duas categorias e realizar um bom controle orçamentário.

Obs.: empresas com mais custos fixos do que custos variáveis são consideradas menos voláteis.

Também existem os Custos Operacionais Semi-variáveis. Ele é um custo que não pode ser enquadrado totalmente em uma única classificação.

Por exemplo, a hora-extra. Você tem um custo fixo com o salário, mas caso a empresa precise de mais horas de trabalho para aumentar a produção temporariamente ela pode realizar esse pagamento aos trabalhadores.

Como é a configuração dos custos operacionais da sua empresa? Ela é volátil? Se você não sabe, então vamos descobrir. Coloque no papel os gastos para classificá-los em fixos, variáveis ou semi-variáveis.

Precisa diminuir os custos operacionais da sua empresa? Não se preocupe. Nós temos uma solução de otimização de processos que já ajudou muitas empresas a integrar a inteligência artificial nos fluxos de trabalho. Entre em contato e vamos conversar!

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *