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Fique à Par do Prazo para Guarda de Documentos

PRTi Digital

O prazo para guarda de documentos é um assunto que nos aborrece. A vontade é de jogar logo tudo fora. 

Dar um basta nesse monte de papéis e documentos que só ocupam espaço. 

 Na verdade, existem algumas obrigações legais sobre arquivamento de documentos fiscais e trabalhistas. 

 Então antes de começar a faxina, veja o prazo para guardar documentos para sua empresa não enfrentar nenhum problema. Escolha um dos capítulos: 

  •  Prazo para Guarda de Documentos Fiscais 
  •   Prazo para Guarda de Documentos Trabalhistas 
  •  Armazenamento Profissional de Documentos Empresariais 
  •  Conheça o Serviço de Guarda de Documentos 

  Prazo para Guarda de Documentos Fiscais 

 Os artigos 173 e 174 do Código Tributário Nacional (CTN) determinam que o período de guarda dos documentos tributários está relacionado com o prazo de decadência e prescrição. 

 Nesses casos o Fisco tem cinco anos para constituir o crédito tributário por meio da notificação de lançamento ou do auto de infração, e cinco anos para prescrição para cobrar judicialmente o tributo devido. 

 Caso algum algum órgão responsável solicite um documento dentro desse prazo e ele não for apresentado, você corre o risco de pagar novamente por esses registros, além de uma multa de 20% sobre esse valor. 

 Confira a lista dos principais prazos para guarda de documentos fiscais: 

Documento 

Prazo 

Notas Fiscais 

5 anos 

Imposto de Renda 

5 anos 

Recibos 

5 anos 

Livros Fiscais e Contábeis 

5 anos 

Simples Nacional 

5 anos 

PIS 

5 anos 

COFINS 

5 anos 

CSLL 

5 anos 

ICMS 

5 anos 

DASN 

5 anos 

DIRF 

5 anos 

DIPJ, DCFT e DACON 

5 anos 

GIA 

5 anos 

Declaração de Ajuste Anual – IRPF 

5 anos 

 

 Prazo para Guarda de Documentos Trabalhistas 

 O artigo 7 da Constituição Federal e o artigo 11 da CLT  explicita que os documentos trabalhistas devem ser guardados por cinco anos para trabalhadores rurais e urbanos, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho. 

 As contribuições previdenciárias, de acordo com o artigo 225, parágrafos 5º e 22, do Decreto n.º 3.048/1999, precisam ficar à disposição do Fisco durante o período de 10 anos para fins comprobatórios das obrigações legais, inclusive o os documentos digitais dos sistema eletrônico de dados trabalhistas e previdenciários. 

 Já sobre o FGTS, a lei n.º 8.036/1990 determina o prazo de 30 anos para a guarda desse documento. 

 Confira a lista dos principais prazos para guarda de documentos trabalhistas: 

Documento 

Prazo 

FGTS 

30 anos 

GFIP – Guia Recolhimento FGTS 

30 anos 

GRFC – Guia Recolhimento RECISÓRIO 

30 anos 

GPS – Contribuição Previdenciária 

10 anos 

Contribuição Sindical – GRCSU 

5 anos 

Recibos de Pagamento (Salário, Férias, 13º e controle de ponto) 

5 anos 

Termo de Recisão, Pedido de Demissão e Aviso prévio 

2 anos 

Folha de Pagamento 

10 anos 

Sistema eletrônico de dados trabalhistas e previdenciários 

10 anos 

CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados 

5 anos 

RAIS – Relação Anual de Informações Sociais 

5 anos 

 

 Armazenamento Profissional de Documentos Empresariais 

 Cuidar de tantos documentos pode ser bem estressante. 

 Além de tirar seu tempo, todos esses papéis acabam ocupando um espaço maior do que você estava planejando. 

 Sem contar que encontrar esses documentos depois dá um trabalhão. Se for urgente então… 

 Para resolver isso, vale a pena considerar contratar um serviço de gerenciamento de dados e documentos profissional. 

 Pondere alguns benefícios: 

  •  Documentos armazenados em segurança 
  • Papéis digitalizados e transformados em dados para serem acessados por computador 
  •  Liberação de espaço físico dentro do local de trabalho 
  •  Economiza de tempo de trabalho dos funcionários 
  •  Maior agilidade processual 

 Se você levar em conta quanto recurso pode ser desperdiçado para lidar com esses documentos internamente, terceirizar soa como uma boa ideia. Contar com esse serviço libera sua equipe para dar atenção a outras áreas de maior prioridade. 

 Caso queira saber mais sobre esse serviço nós ficaremos felizes em lhe ajudar. 

 Clique no botão abaixo e faça sua pergunta, nós vamos responder suas dúvidas rapidamente. 

 

Conheça o Serviço de Guarda de Documentos

 Se você acredita que esse serviço faz todo sentido para sua empresa, continue a leitura. 

 Vamos apresentar agora as etapas deste trabalho. 

 O primeiro passo é o mais natural deles. Os documentos são transferidos para nosso espaço onde são armazenados em segurança. 

 Nós sabemos  que esses documentos na maioria das vezes são procurados apenas para levantar algumas informações. Por esse motivo a PRTi Digital também conta com um sistema de digitalização avançado, que captura informações dos documentos e as armazena em um banco de dados em nuvem de maneira estruturada. 

 Esse trabalho é de extrema importância, pois isso permite que sua equipe acesse qualquer informação específica desses documentos, crie filtros, exporte dados, tudo de um jeito fácil e eficiente. 

 Com toda a tecnologia que a PRTi Digital oferece junto com a Guarda de Documentos, sua empresa pode recuperar o espaço físico e tempo desperdiçado com esses papéis. 

 A um custo benefício vantajoso você pode transformar todo o gerenciamento de documentos onde você trabalha. Entre em contato e veja como podemos lhe ajudar! 

 

 

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